Olha só uma super dica para as mamãe
Erros comuns na alimentação das crianças:
- Dizer sempre sim: Crianças precisam dos limites pois não possuem consciência do que pode fazer mal para a saúde. A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Para amenizar essa relação, pode-se estipular um dia da semana para flexibilizar o consumo de alimentos mais calóricos para que a criança entenda que esse tipo de alimento não é indicado para o consumo cotidiano.
- Lanches fora de hora: O ideal é que se faça 6 refeições diárias e que se evite os os petiscos fora desses horários.
- Oferecer comida como recompensa: “Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Esse comportamento passa a ideia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa, mais calórica, é que é realmente gostoso.
- Ameaçar com castigos caso não coma: “Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso reforça a ideia de que comer salada é ruim.
- Brincadeiras na mesa: Hora de comer é hora de seriedade. Evite fazer brincadeiras como “aviãozinho”. Crianças muito mimadas costumam ficar mais manhosas.
- Ceder ao primeiro “não gosto disso”: crianças tendem a dizer que não gostam de algo sem ao menos terem provado. O gosto é algo que cada indivíduo vai construir durante a vida e, desde cedo, deve-se estimular que a criança prove os mais variados tipos de alimentos.
- Substituir refeições: “Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira”. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai acabar repetindo essa estratégia em todas as refeições.
- Tornar a ida a uma lanchonete uma ocasião especial: A criança sempre irá relacionar a comida caseira a algo sem graça.
- Servir sempre a mesma comida: Mesmo que uma criança só queria comer um único alimento, deve-se insistir que ela coma outros tipos de comidas, pois se ela beber apenas iogurte, por exemplo, irá lhe faltar outros nutrientes muito importantes para o desenvolvimento.
- Dar o exemplo: Nada melhor do que ver os pais comendo salada e frutas para fazer com que as crianças tenham uma alimentação saudável. O jogo do “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” não convence os pequenos.
ABESO
Nenhum comentário:
Postar um comentário