segunda-feira, 23 de março de 2015

Biomassa de Banana Verde

Bom dia, meus queridos amigos, pacientes e leitores! ✌ ✌ ✌

Biomassa de Banana verde. Você já ouviu falar?





Bem, a Biomassa de banana verde, nada mais é que a Banana verde cozida amassada, processada ou liquidificada.
Olha como fica.



Mas que sabor que tem, será que é bom?
O bom é que a banana verde não apresenta sabor, podendo ser adicionado em diversas preparações e o MELHOR é que aumenta significativamente o rendimento dos produtos. Pode ser adicionado em caldos para engrossar, sopas, feijão, lentilhas, nhoques, molhos e diversos outros preparos.

Sabe aquela sensação de "fruta marrenta" quando comemos algo que fica puxando em nossa boca?! Então na biomassa NÃO SENTIMOS essa sensação. Pois a Banana verde quando cozida, perde tanino, que é responsável pela adstringência (sensação da "fruta marrenta"). 

O mais importante é que essa biomassa é considerada um alimento funcional por ser um prebiotico, pois possui em sua composição o Amido resistente (AR).

"Amido resistente (AR) é definido como: total quantidade de amido e produtos derivados da degradação de amidos resistentes à digestão no intestino delgado de pessoas saudáveis"

Então, podemos dizer que esse amido resistente é parecido com a fibra alimentar, ele não vai ser digerido e absorvido no intestino delgado, mas sim no intestino grosso, onde vai ocorrer a fermentação, favorecendo o aumento de bactérias boas no nosso intestino, vai manter integro a mucosa intestinal que é responsável pela absorção adequada de nutrientes e pela barreira de entrada de substancias prejudicais a nossa saúde.

Alguns benefícios da biomassa:
    Melhorar a função intestinal;
    Retardar o esvaziamento gástrico;
    Diminuir o índice de colesterol sanguíneo;
   Aumentar a sensação de saciedade, podendo ser um aliado no emagrecimento e na manutenção de peso;
   Apresenta uma boa quantidade de nutrientes, vitaminas e fibras;
   Pode previne o câncer de intestino.

O mais legal que essa biomassa é rica em nutrientes e fibras, super fácil de fazer, não altera o sabor dos alimento podendo ser adicionado em qualquer produto como: pães, massas, sucos, tortas, sopas, arroz, feijão... além de aumentar o volume do alimento rendendo mais.

Sabe como faz?
Vou te explicar:

Você vai precisar de:
Bananas verde pode ser comprado em feirinhas ou tirada do pé na hora, água mineral, 1 panela de pressão, 1 liquidificador e 1 copo de água quente.

Modo de preparo:
*Lavar as casca da banana verde com água e sabão;
* Coloque água filtrada ou mineral na panela até pela metade;
* coloque no fogão e deixe esquentar até que a água comece a borbulhar;
* Acrescente as banana com a casca, não retire as casca;
* Deixe cozinhar por 10 minutos;
* Depois desligue a panela, cuidadosamente retire as bananas uma a uma, descasque, retire a polpa da fruta e coloque no liquidificador ou processador;
* Feito todos esses procedimentos, liquidifique ou processe a sua banana, se ficar muito difícil de bater, vá acrescentando água quente até que fique uma massa homogênea.

Você pode armazenar em um vidro por até uma semana ou também pode colocar em forminhas de gelo para ser utilizado em suco.

Experimente, faça, tente.
É muito bom

Fonte: 


LEON, T,M. Elaboração e aceitabilidade de receitas com biomassa de banana verde. Criciuma, dez. 2010.

LOBO, A, R. and SILVA, G, M, L. Amido resistente e suas propriedades fisico quimicas.Rev. Nutr. [online]. 2003, vol.16, n.2, pp. 219-226. ISSN 1415-5273. 

WALTER, M; SILVA, L, P; EMANUELLI, T. Amido resistente: características físico-químicas, propriedades fisiológicas e metodologias de quantificação. Ciência Rural, Santa Maria, v.35, n.4, p.974-980, jul-ago, 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário